Genese

IMG_0879

A ideia de criar esta associação surgiu de um grupo de professores que trabalharam de 1993 a 2008 num projeto de intervenção pedagógica no distrito de Lisboa – o Projeto “Aprender a Aprender – um Recurso Educativo de Auto Formação” – acreditado pelo Conselho Nacional Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Este projeto desenvolveu a sua atividade em escolas estatais do pré-primário ao ensino secundário, junto de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou inserção escolar e de professores que queriam refletir em conjunto sobre as sua práticas pedagógicas.

O trabalho realizado durante esses anos teve como finalidade desenvolver capacidades de aprendizagem ao longo da vida, numa abordagem biográfico-pedagógica, com objetivos propostos pelos próprios intervenientes, adequados às suas necessidades educativas e de auto desenvolvimento ao serviço do percurso de vida/escolar dos seus alunos.

harpa-predio-da-escola

Foi a evolução desse trabalho que levou o grupo a querer alargar essa intervenção a práticas de educação e auto educação onde aquelas mesmas necessidades pudessem ser respondidas fora do espaço físico da escola, num horizonte humano mais abrangente, mas integrando na mesma percursos escolares. Desde a sua fundação que a HARPA pretende oferecer propostas de trabalho, inspiradas na visão do Homem e da Vida , segundo a Antroposofia

.

Faça aqui o download do Projeto Educativo da HARPA.