2015_07_20_PORMENORES_028_JGV

A ideia de criar esta associação surgiu de um grupo de professores que trabalharam desde 1993 a 2008 num projecto de intervenção pedagógica no concelho de Vila Franca de Xira: o Projecto “Aprender a Aprender – um Recurso Educativo de Auto Formação”, que desenvolveu a sua actividade em escolas do pré-primário ao ensino secundário, junto de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou inserção escolar e de professores que queriam reflectir em conjunto sobre as sua práticas pedagógicas.

O trabalho realizado durante estes anos teve como finalidade desenvolver capacidades de aprendizagem ao longo da vida, numa abordagem biográfico-pedagógica, com objectivos propostos pelos próprios intervenientes, adequados às suas necessidades educativas e de auto-desenvolvimento.

Foi a evolução desse trabalho que nos levou a querer alargar esta intervenção a práticas de educação e auto-educação onde aquelas mesmas necessidades pudessem ser respondidas fora do espaço físico da escola,  num horizonte humano mais abrangente.

Somos uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como IPSS pelo Ministério da Educação, denominada HARPA – Associação Recriar Para Aprender, de natureza pedagógica e sócio-cultural, fundada em 1999.

A HARPA foi criada no intuito de servir a Vida, enquanto tempo de aprendizagem, e o Homem, enquanto sujeito-criador de percursos de vida, acompanhando-o da infância à idade adulta.

Apresenta-se como um espaço educativo e auto-educativo que se fundamenta numa visão integradora do ser humano nas suas vertentes física, afectiva e espiritual, reunindo professores e pessoas ligadas a diferentes áreas profissionais, interessadas em trabalhar sobre questões ligadas à educação em geral e à auto-educação em particular.